Podes OUVIR o manifesto aqui!
Maior parte das pessoas é resistente à mudança.
No entanto, é uma constante na vida, está sempre a acontecer à nossa volta.
O grande desafio é termos consciência dessa mudança, agora, enquanto a vivemos. Normalmente, só vemos os efeitos depois, com alguma distância temporal/emocional.
Mas há aqueles que conseguem perceber que as coisas estão a mudar em tempo real. Essas pessoas ficam à frente. Não só ficam mais preparadas, como conseguem até ter alguma influência no rumo que as coisas levam.
Na What Drives Youth estamos a ver a mudança a acontecer.
Na área da educação, no mundo dos jovens e no mercado de trabalho.
Numa questão de poucos meses, a pandemia da Covid-19 deitou por terra ideias, que supostamente, iriam precisar de décadas para cair.
Em poucos meses tivemos uma escola totalmente online com tudo o que isso envolve.
Em poucos meses vimos uma economia em crise e uma necessidade enorme de flexibilidade no mercado de trabalho.
Mas o Covid-19 não foi o início desta mudança, foi um acelerador. Ainda estamos muito longe do fim.
Não estamos sozinhos quando dizemos que o mercado de trabalho vai mudar. E que maior parte das competências chave que vão ser precisas no futuro, não estão a ser ensinadas aos jovens, até a OCDE apresentou esse problema.
Era fácil apontar dedos.
Dizer que a culpa é do Sistema de Ensino, ou dos professores ou dos alunos, ou o que quer que seja. Mas a nossa equipa não aponta dedos. A nossa equipa cria soluções.
Não podíamos ficar sentados à espera.
A velocidade de mudança das Instituições e Sistemas é demasiado lenta para que os jovens de hoje estejam preparados para o que aí vem. Que tenham a organização, produtividade, criatividade, espírito crítico, entre outras competências chave que o Futuro vai pedir.
Não por não serem capazes. Mas porque não têm acesso a elas.
É aí que nós entramos.
Não como substituto do que quer que seja, mas como complemento.
Com as ferramentas mentais certas, os jovens de hoje vão conseguir agarrar o futuro com as suas próprias mãos e transformar o mundo num sítio melhor.
O que nos move é começar este processo para os jovens.
O que nos move é dar as ferramentas certas para que eles possam explorar a sua identidade e prosperar como indivíduos.
O que nos move é dizer a cada um dos jovens que falam connosco que podem, são capazes e merecem ter sucesso académico, profissional e pessoal.
O que nos move é contribuir para uma geração pronta para lidar com qualquer desafio que o futuro traga. Não por terem as soluções; mas por terem as ferramentas certas para as criar.
E é isso que vamos fazer.
Através do nosso conteúdo, ajudamos que cada jovem comece a ver as coisas de uma nova forma.
Através dos nossos cursos, damos aos jovens não só essa nova visão, como novas ferramentas práticas que eles podem utilizar no seu presente e futuro. Na sua vida pessoal e profissional.
Damos aos jovens a possibilidade de guiarem a juventude em direção a um futuro melhor. É por isso que lhes chamamos Youth Drivers.
Vamos mudar a vida daqueles que quiserem caminhar connosco.
Juntos, vamos levar a juventude para a frente.
É isto que nos move.
João