Já ouviste falar de Pensamento Probabilístico?

Uma forma de tomares melhores decisões.

Esta semana queremos falar-te da vantagem de olhares para as tuas decisões através do Pensamento Probabilístico.

A primeira coisa que tens de ter em conta é a necessidade de redefinir o “certo” e o “errado". Avaliar as tuas decisões através desta dualidade pode ser uma má forma de avaliar decisões. Porquê? Porque, segundo o pensamento probabilístico e a autora Annie Duke, no seu livro Thinking in Bets, existem outros fatores fora do nosso controlo que influenciam o resultado das nossas escolhas.

Daí que a tua escolha não esteja "errada". Porque pode não estar. Podes ter tomado a melhor decisão dentro do possível mas, mesmo assim, o resultado ter sido mau. É quase como se existisse uma escala de vários errados e certos, vários níveis, ao invés de uma dualidade.

O objetivo desta rede de pensamento é que aprendas a lidar de forma saudável com o que não resultou bem como querias. Perceberes que, por uma vez te ter corrido mal, não quer dizer que seja uma maldição que te vai acompanhar nas tuas próximas decisões.

A Annie Duke sugere que aceitemos que fatores como a falta da informação num determinado momento ou a sorte, têm um papel bastante ativo nos resultados que obtemos das nossas escolhas.

É mesmo importante reconhecer que é necessário redefinir “errado” e, consequentemente, o “certo”.

Quando tomamos uma decisão, tomamos com base no que sabemos no momento, tomamos aquela que parece a melhor decisão tendo em conta o que temos.

Pode ser uma solução começares a tomar decisões com base nas probabilidades de algo acontecer. Ao invés de veres as coisas como "certezas", habitua-te a pensar sobre a probabilidade de uma certa coisa acontecer ou não.

Ao invés de dizer: tenho a certeza que X é assim, começa a dizer tenho 80% de certeza que X é assim. Dessa forma dás margem para o erro por fatores que te ultrapassam! Mantém-te atento às nossas redes sociais para veres mais sobre este tópico!

Ah! E se ainda não viste, podes ver o nosso vídeo sobre este tópico aqui.